ISSN: 2595 - 704X
SEMANA DE ENFERMAGEM DA AJES GUARANTÃ DO NORTE - MT

Normas para Publicação

                               

Normas para Publicação

          INSTRUÇÕES NORMATIVAS DA

SEMANA DE ENFERMAGEM DA AJES DE GUARANTÃ DO NORTE

 

1-O evento será realizado de 12 de Maio 2021.

 

EVENTO INTEGRADO DA AJES - GUARANTÃ DO NORTE, AJES - JUARA E ÁGORA -CAMPO NOVO DOS PARECIS.

 

Dia 12 de maio de 2021 será realizado uma videoconferência pela plataforma Meet

 

 

Os estudantes de graduação e profissionais poderão inscrever seus trabalhos, na forma de pôster ou apresentação oral, nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Biológicas;
  • Ciências da Saúde;

 

1.1- As inscrições dos trabalhos: serão feitas por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição on line disponível no portal da AJES – Faculdade do Norte de Mato Grosso. ( Faustino.cfn@ajes.edu.br). As inscrições serão abertas a partir do dia 22/04/2021 até 10/05/2021.

Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo e artigos científicos. 

1.2-     As inscrições do público em geral: serão feitas pela ficha de inscrição on- line disponibilizada no site do dia 22/04/2021 até 10/05/2021, as demais inscrições serão realizadas até o dia 11/05/2019 com a comissão organizadora.

 

1.3- A inclusão de artigos ou resumos (pôster e apresentação oral), bem como o público externo será condicionado a uma taxa de inscrição de R$: 50,00 (cinquenta reais); A confirmação da inscrição de trabalhos e inscrição do público externo se dará após a emissão do recibo emitido pela comissão organizadora: (AJES-Sala dos professores; Prof. Wladimir).

 

1.4 - ATENÇÃO:

O autor responsável pela inscrição e o orientador do trabalho receberão uma mensagem de notificação via e-mail.

Não serão aceitas inscrições duplicadas de trabalhos. Caso a comissão identifique os trabalhos inscritos mais de uma vez, será mantido apenas o primeiro documento enviado.

 

  

2-NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

 

Os resumos submetidos à semana de enfermagem da Faculdade AJES de Guarantã do Norte, devem ser editados e gravados no formato (*pdf). Os resumos deverão estar obrigatoriamente na formatação estabelecida nestas Instruções Normativas. O não cumprimento da formatação implicará na desqualificação do trabalho, sem avaliação do seu mérito científico.

 

Abaixo, seguem os requisitos de formatação:

 

 

2.1-RESUMO:

 

 

  • - Título:

Em letras maiúsculas, fonte Arial 12, em negrito com alinhamento central de parágrafo. Atenção: não deve constar a palavra título no início do parágrafo.

 

2.1.2    - Autor(es):

 

Em letra maiúscula/minúscula. Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), e-mail do autor principal. Para os demais autores, indicar o nome completo da instituição, cidade e Estado.

Será aceito o número máximo de 05 (cinco) autores por trabalho, incluindo o orientador, no caso de trabalho de graduação.

 

 

2.1.3    - Corpo do Resumo:

Apresentado em parágrafo único, conter até 500 palavras utilizando fonte Arial, tamanho 10, com alinhamento justificado, espaçamento simples. O resumo deve conter uma breve introdução, objetivo(s) do trabalho, descrição dos métodos empregados no desenvolvimento do trabalho, principais resultados e as conclusões. Os itens introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão, devem estar

 

 

 

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

 

 

presentes no corpo do resumo em forma de subtítulos, em negrito. O resumo não deve conter fórmulas, gráficos, figuras ou referências bibliográficas. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas. O número do parecer de aprovação do COEP (Comitê de Ética em Pesquisa) ou CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) deve constar no item métodos, se for o caso.

Obs.: Serão recusados os resumos de trabalhos não aprovados pelo COEP ou pela CEUA (quando aplicável), cujo parecer de aprovação deverá ser anexado na ficha de inscrição.

 

2.1.4    - Palavras-Chave:

Indicar três palavras-chave. Cada palavra-chave deve ser iniciada em maiúscula em seguida por ponto. Recomenda-se a utilização do Vocabulário DeCS para a seleção das palavras-chave.

 

 

 

2.2-ARTIGO CIENTÍFICO:

 

O artigo científico deverá ser preparado com no mínimo quatro e no máximo oito páginas no formato A4, com margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Arial tamanho 12, sem numeração, com o corpo de texto justificado e espaçamento simples entre linhas.

 

2.2.1    - Título:

Em letras maiúsculas, fonte Arial 12, em negrito, alinhamento central do parágrafo.

ATENÇÃO: Não deve constar a palavra título no início do parágrafo.

 

 

2.2.2    - Autor(es):

Em letra maiúscula/minúscula. Nome da instituição (local onde foi realizado o trabalho), e-mail do autor principal. Para os demais autores, incluir o nome completo da instituição, cidade e estado.

Será aceito o número máximo de 05 (cinco) autores por trabalho, em ambas as categorias, incluindo o orientador, no caso de trabalho de graduação.

 

 

 2.2.3    - Corpo do Trabalho:

Resumo com no máximo 500 palavras; Palavras-chave; Introdução; Objetivos; Material e Métodos (número do parecer do COEP ou CEUA, quando for o caso); Resultados e Discussão; Conclusões; Referências no formato VANCOUVER. As palavras–chave devem ser no máximo, três, em letras minúsculas e separadas por ponto. As figuras e gráficos devem ser inseridos após o item conclusões, numerados consecutivamente, na mesma sequência em que são citados no texto, sendo que cada figura ou tabela deve ter uma legenda auto- explicativa. As tabelas não devem ultrapassar as margens do texto. A forma de envio será por meio digital, no formato (*pdf) com até 02MB de tamanho. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.

Obs.: Serão recusados os trabalhos não aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais (quando aplicável), cujo parecer de aprovação, com o número do protocolo, deverá ser anexado na ficha de inscrição.

 

2.3 – e-PÔSTERES:

 

 

  • - Título: Deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas de 3 cm de Abaixo do título com letras menores, colocar os nomes dos autores e a instituição.

No texto, usar letras de 0,5 cm, que possam ser vistas a uma distância de 2 metros. Fazer legendas para figuras e tabelas. Apresentar métodos, resultados, conclusões em sessões separadas. Os autores serão responsáveis pela afixação e retirada dos pôsteres nas datas e horários especificados pela Comissão Organizadora.

 

 

O apresentador deverá estar presente na data e horário determinado pela Comissão Organizadora, para apresentação.

 

 

 

3 - SELEÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

Todos os trabalhos inscritos e validados com a apresentação da documentação exigida serão selecionados pela Comissão Científica segundo os critérios apresentados abaixo:

  • – Relevância do tema;
  • – Profundidade da abordagem; 3 – Qualidade do texto;

4 – Qualidade da pesquisa; 5 – Apresentação oral;

6 – Apresentação pôster; 7 – Utilização do tempo;

8 – Qualidade dos slides / pôster; 9 – Postura;

10- DeCS / palavras chaves.

 

 

4   - AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

As apresentações em formato Pôster e Comunicação Oral serão avaliadas durante o evento para fins de premiação dos três melhores trabalhos em cada categoria: Estudantes de Graduação e Profissionais. Nesta avaliação serão considerados os itens com maior pontuação dos critérios de avaliação dos trabalhos.

 

5   - ATENÇÃO:

 

A critério da Comissão Científica, a forma de apresentação dos trabalhos poderá ser remanejada.

As decisões da Comissão Científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 14/05/2021 no portal da semana de enfermagem da AJES de Guarantã do Norte.

 

 

Os trabalhos após sua aprovação, terão como critérios para publicação a apresentação oral / pôster e ainda, sujeitarem-se ao sistema de revisão por pares duplamente cegos, em que cada texto deve ser avaliado e aprovado por, no mínimo, 2 (dois) componentes da comissão científica.

Para artigos científicos deverá ser enviado o termo de conflito de interesses assinado por todos os autores para fins de publicação, conforme anexo na sessão documentos.

Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.

 

6   - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS:

 

  • - PÔSTERES:

Dimensão para confecção do pôster: 0,90m (largura) x 1,20m (altura), o Pôster será fixado no dia 17, horário das 14:30 às 17:00 horas e retirado somente no final do evento.

O autor deverá permanecer no local destinado ao pôster durante o período de avaliação.

 

6.2   - COMUNICAÇÃO ORAL:

O autor terá no máximo 10 minutos para apresentar o trabalho e 5 (cinco) minutos para arguição do avaliador.

O autor deverá comparecer ao local da apresentação oral 20 minutos antesdo início dos trabalhos para gravar a sua apresentação no desktop do computador ligado ao projetor de imagens. O uso de notebook será permitido para a apresentação oral.

A divulgação dos trabalhos premiados será realizada na Sessão de Encerramento.

 

 

7- PUBLICAÇÃO:

 

Os resumos serão publicados em anais e entregues em mídia eletrônica. Todos os autores dos trabalhos aceitos para participação na semana de enfermagem da AJES de Guarantã do Norte, devem estar cientes que cedem e autorizam a utilização dos direitos autorais para publicação dos resumos em toda a mídia, sem nenhum ônus e obrigação e por tempo indeterminado.

 

 

8   - CERTIFICADOS:

 

Será emitido um certificado por resumo, apresentação oral, pôster e artigo científico aceito e apresentado pela organização do evento e um certificado de participação do evento pela secretaria da AJES.