Simpósio de Educação do vale do Juruena - ISSN 2527-0052

EDITAL

 

EDITAL 001/2017 – AJES FACULDADE DO VALE DO JURUENA

 

SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA

“EDUCAÇÃO BRASILEIRA: MUDANÇAS E PERSPECTIVAS”

 

A Faculdade AJES – Unidade Juína-MT, por intermédio da Coordenação dos cursos Licenciaturas, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o presente edital e convida todos os interessados a participarem do Simpósio de Educação, a acontecer nos dias 30 e 31 de outubro de 2017.

 

 1 OBJETIVO:

O Simpósio de Educação tem por objetivo proporcionar o aprofundamento temático por todos os participantes, aguçando-lhes o senso crítico-investigativo através das discussões e reflexões respectivas, bem como socializar e divulgar os resultados parciais ou finais das ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Viabilizados pelo intercâmbio interdisciplinar entre diferentes Cursos e perspectivas, referendando o objetivo em comum do evento, ou seja, “Educação Brasileira: Mudanças e Perspectivas”.

A temática torna-se relevante considerando os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino ás mudanças sociais, e como a necessidade de integrar as Mudanças e Perspectivas ao currículo escolar, sabendo que fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola necessita preparar o aluno para o futuro. Neste contexto objetiva-se proporcionar uma reflexão sobre a temática, tanto aos sujeitos em formação inicial quanto aos professores em exercícios nas redes.

 

 2 PÚBLICO-ALVO:

 

2.1 - Docentes e comunidade em geral que atuem na formação inicial de continuada de professores. Bem como, demais profissionais e pesquisadores da educação.

Acadêmicos de: Administração, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Letras e Geografia, da AJES FACULADA DO VALE DO JURUENA e outras IES;

Professores do Instituto Superior de Educação AJES;

Professores (a) da rede de Ensino Pública Estadual;

Professores (a) de rede de Ensino Publica Municipal;

Professores (a) e Acadêmicos da rede de Ensino Público Federal;

Egressos do Curso de Licenciaturas da AJES – FACULADA DO VALE DO JURUENA;

Pesquisadores que tenham relação com o tema, vinculas PPG, e IES.

3 ORIENTAÇÕES GERAIS

3.1 Os trabalhos deverão ser encaminhado em arquivo com extensões pdf e doc para o site http://www.evento.ajes.edu.br/educacao/submissao. No assunto do e-mail, deverá constar a linha de pesquisa de que trata o resumo (Ex: Ensino/Aprendizagem).

  • Serão aceitos trabalhos nos seguintes Eixos Temáticos:
  1. Ensino/Aprendizagem
  2. Alfabetização/Letramento
  • Currículo e Formação do Professor
  1. Mídias digitais,
  2. Pesquisa-Ação
  3. Praticas pedagógicas Inovadoras
  • Gestão e novas tecnologias, Gestão Pública e Mídias digitais, Gestão Escolar na contemporaneidade.

Relacionados aos seguintes cursos;

- Administração de Empresas;

- Geografia;

- Psicologia;

- Letras;

- Pedagogia;

- Matemática;

- Educação Física

 

 

4 INSCRIÇÕES

As inscrições de trabalhos científicos (Resumos Expandidos, Artigos Completos e Pôster) serão de 01/10/2017 a 23/10/2017. O envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 23 de Outubro de 2017. Procedimento: remeter o trabalho ao site http://www.evento.ajes.edu.br/educacao/submissao.

4.1 - O resultado da submissão será divulgado no site www.ajes.edu.br entre os dias, 24 de Outubro de 2017.

4.2 Os resumos que não se adequarem às normas de formatação e conteúdo do modelo disponibilizado não serão analisados.

4.3 Os trabalhos aprovados pela comissão científica deverão ser expostos e apresentados.

 

5 CONSIDERAÇÕES GERAIS

5.1 – Serão aceitos para publicação trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros em forma de artigo científico e resumo, desde que se enquadrem nos eixos temáticos do evento;

5.2 – O envio de qualquer trabalho científico implica automaticamente na cessão de direitos autorais e declaração de ineditismo deste, em prol do evento. A publicação dos trabalhos nos Anais do simpósio não implicará em remuneração aos autores;

5.3 – Os trabalhos científicos (resumos e artigos completos) submetidos ao simpósio serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não vinculando de nenhuma maneira a Comissão organizadora e científica do evento;

5.4 – A inclusão dos trabalhos científicos na programação do Simpósio e a publicação nos Anais fica condicionada a:

5.4.1 – Aprovação do trabalho pela Comissão Científica do Simpósio;

5.4.2 – Apresentação oral do trabalho por pelo menos um dos autores na data e horário a serem divulgados;

5.5 – O mesmo autor só poderá submeter, no máximo, 3 (três) trabalhos ao evento;

5.6 – Os trabalhos poderão contar com no máximo 4 (quatro) autores;

5.7 – A publicação dos trabalhos (Resumo e Artigo Completo) apresentados ao evento dar-se-á pelos Anais do Simpósio em Mídia Digital, com ISSN.

6 MODALIDADES

 

6.1 RESUMOS EXPANDIDOS

6.1 - O resumo expandido deve ser redigido em formatação de folha A4 com margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm. O número máximo de páginas é quatro e no mínimo duas. Use o modelo para subscrever seu resumo;

 

6.2 - O resumo expandido deve conter os seguintes itens:

6.2.1 - Título: em letras maiúsculas com no máximo 20 palavras, utilizando fonte Times New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado.

6.6.2 - Nome dos autores: em fonte Times New Roman, corpo 10, os nomes completos dos autores, grafados somente com as primeiras letras maiúsculas, alinhado à direita, com nota de rodapé constando a qualificação dos autores, vínculo institucional, etc., e, e-mail para contato.

6.6.3 - Área e eixo temático do evento;

6.6.4 - Resumo: máximo de 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. O Resumo deve ser apresentado em parágrafo único tanto em português;

6.6.5 - Palavras-chave em português; no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras;

6.6.6 - Introdução: deve justificar o problema estudado de forma clara, contendo, também, os objetivos do trabalho realizado;

6.6.7 - Materiais e métodos: o texto deve ser conciso, mas suficientemente claro. Deve conter as referências da metodologia de estudo e pesquisa;

6.6.8 - Resultados e discussão: deve conter os dados/resultados obtidos até o momento pela pesquisa, com sua contextualização frente aos pontos de discussão;

6.6.9 - Considerações finais: devem ser escritas com base nos dados apresentados no item. Momento para que o autor possa avançar/inovar frente ao tema, trazendo uma reflexão sua sobre a temática proposta.

6.6.10 Referências: relacionar todas as referências citadas nas diversas partes do resumo de acordo com as normas da ABNT.

6.3 – A apresentação oral dos Resumos Expandidos terá a duração de dez minutos – e poderá ter auxílio de data show;

 

7 ARTIGOS COMPLETOS

 

7.1 O Artigo Completo possuirá no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) laudas no formato Word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento um e meio; Parágrafo: 1,25 cm; Margem: superior e esquerda - 3 cm; Inferior e direito - 2 cm):

  1. a) Página formato A4.
  2. b) Fonte Times New Roman, 12 (título), 12 (texto), 10 (citações recuadas e notas).
  3. c) Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).
  4. d) Espaçamento entre linhas: 1,5cm.
  5. e) A primeira linha dos parágrafos devem conter um espaçamento de 1,25 cm.
  6. f) O espaçamento dos títulos em relação ao texto deve ser de 6 pt antes e depois.
  7. g) O título (em caixa alta) e nomes de seções (em caixa alta) e subseções (em caixa baixa) deverão ser escritos em negrito.
  8. h) Notas explicativas e Referências: deverão estar dispostas em rodapé ao final da página. A lista da bibliografia utilizada deve igualmente aparecer no fim do artigo (nas Referências).

7.2 Formatação:

7.2.1 - Título completo do artigo em caixa alta, centralizado e em negrito.

7.2.2 - Abaixo do título, com alinhamento à direita, devem seguir, em sequência: nome completo do(s) autor(es) (por extenso); em itálico. Em nota de rodapé, deve ser informada a qualificação do(s) autor(res) com vínculo institucional, etc., e, e-mail para contato

7.2.3 - Resumo em português com mínimo de 100 (cem) e máximo de 250 (duzentas e cinquenta) palavras, contendo: contextualização do tema e do objeto de estudo, síntese dos procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais/conclusões (ABNT - NBR 6028); redigido em parágrafo único, espaço simples, alinhamento justificado, fonte times 10.

7.2.4 - Palavras-chave em número mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco): termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho.

7.2.5 - Resumo em uma língua estrangeira (espanhol, inglês): Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo na língua estrangeira optada. Em inglês, por exemplo, seria o Abstract, que deverá seguir com as palavras-chave, no caso do exemplo (em inglês), key-words.

7.2.6 - Sumário: Será com parágrafo justificado, fonte times 10, em português. Exemplo: SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 (...); 3 (...); 4 Conclusão; Referências;

7.2.7 - Devendo obedecer a seguinte formatação sequencial: Título; Autor; Resumo; Palavras-chave; Resumo em língua estrangeira (em Inglês, por exemplo: Abstract); Palavras-Chave em língua estrangeira (em Inglês, por exemplo: Key-words); Sumário; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão e Referências.

 

  1. AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

8.1. A Comissão Científica julgará os trabalhos baseando nos seguintes critérios de avaliação:

8.1.1. Resumo Expandido e Artigos completos:

1) estrutura;

2) clareza no desenvolvimento do tema;

3) aderência com os eixos temáticos; 

4) profundidade do tema proposto, com nível compatível à publicação.

 

8.1.2 O processo dar-se-á em termos anônimos de avaliação, agindo a Comissão Científica por parecer. O Conselheiro parecerista responderá os seguintes itens:

 

  1. a) Relevância do tema: analisar a importância do tema tratado, sua atualidade e possível impacto perante a comunidade acadêmica;

 

  1. b) Profundidade da abordagem: analisar o modo como o autor tratou do tema proposto, em termos de argumentação e raciocínio jurídico;

 

  1. c) Qualidade do texto: analisar a redação empregada pelo autor, em termos de clareza, coerência e coesão;

 

  1. d) Qualidade da pesquisa: analisar o método empregado, examinando se as fontes/referências foram satisfatórias e/ou suficientes;

 

  1. e) Congruência do tema à eixo temático: o objeto da pesquisa está vinculado ao eixo temático optado.

 

  1. CRONOGRAMA

Cronograma do Simpósio de Educação do Vale do Juruena – Juína-MT

Abertura (Palestras)

30/10 a partir das 19:00

Mesa Redonda

31/10 a partir das 19:00

Período de envio dos trabalhos

01/10/2017 a 23/10/2017

Divulgação do resultado da análise dos resumos

Verificar no site 24/10/2017

Apresentação dos Resumos Expandidos e Artigos Completos

31/10/2016 – 14:00h às 16:30h

 

 

 

 

 

10 CASOS OMISSOS

Os casos omissos, dúbios, quanto à formatação – resolver-se-ão pelas normas da ABNT e, nos demais casos, pelas deliberações da Comissão Científica e/ou pela Comissão Organizadora do evento.

 

11 COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Prof.ª. Ma.  Marina Silveira Lopes (AJES)

Prof. Me. Fábio Bernardo da Silva (AJES)

Prof. Dr.  Marco Taneda (AJES)

Prof.ª. Ma. Chayene Hackbarth  (AJES)

Prof. Dr. Francisco Curbelo Bermudez  (AJES)

Prof.ª. Dra.  Nádie Christina Ferreira Machado Spence (AJES)

Prof. Me.  Lindomar Mineiro (AJES)

Prof.ª. Dra.  Isanete Geraldini Costa Bieski (AJES)

Prof Me. Alan Cândido da Silva (AJES)

Prof. Esp. Priscila Tavares Oliveira Bernardo (UNIVATES/RS)

Prof. Esp. Antônio Marcos Alves da Costa (CEFAPRO)

Prof. Me. Antônio Carlos Faneca Santos (CEFAPRO)

Prof. Me. Heliel Costa Teles IFMT-Juína

Prof. Dr. Sikiru Olaitan Balogun (AJES)

Prof. Esp. Genivaldo Alves da Silva (AJES)

Prof. Esp. Vanilda Dos Reis  (UNEMAT)

Prof. Me. Alberico Cony Cavalcante (AJES)

Prof. Me. José Natanael Ferreira (AJES)

 

 

12 COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Me. Fábio Bernardo da Silva

Prof.ª. Dra.  Nádie Christina Ferreira Machado Spence

Prof.ª. Dra. Sabrina Peviani Messa

Prof.ª. Ma.  Marina Silveira Lopes

 

Acadêmicos:

LARISSA CAMILA MENDES ALVES

LEONARDO BERTUSSE RODRIGUES

LINDOJONSON M. CAVALCANTE

 

 

 

 

Juína/MT, 01 de Outubro de 2017.

 

Prof. Me. Fábio Bernardo da Silva

Coordenador dos Cursos de Licenciaturas em Matemática, Letras, Pedagogia

 

 

Prof.ª Ma. Alcione Adame

Diretoria de Ensino

 

 

Prof.ª. Dra. Sabrina Peviani Messa

Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE)